Educação desde 1996

Educação e cidadania quebrando o ciclo da pobreza

Nossa História

A ONG RUAS DA BAHIA (BAHIA STREET) é oriunda do conceito de irmandade na Bahia.

Foi quando a antropóloga baiana Rita Cliff Conceição – mulher negra espelhada nas suas experiências de irmandade (Irmandade Rosário dos Pretos e Irmandade da Boa Morte) com as quais já tinha familiaridade – decidiu criar uma ONG para dar suporte a meninas negras de escolas públicas para adentrarem nas universidades. Anos depois esta ONG mantém vivos oito programas com ações anuais em diferentes setores tendo como protagonistas meninas e mulheres de todas as idades em suas mais variadas demandas. O sistema patriarcal, machista e misógino aliado ao fenômeno do racismo que mantém a mulher negra em Salvador, como em todo o Brasil, na base da pirâmide social, sofrendo historicamente todas as formas de violências, faz obrigatório trabalhos de proteção e prevenção contra violências a este público.

Desde a sua fundação em 1996, a ONG BAHIA STREET vem desenvolvendo projetos voltados ao fortalecimento educacional, cultural e de construção da cidadania de meninas, adolescentes e jovens mulheres de baixa renda (em sua esmagadora maioria mulheres negras), na cidade de Salvador. Nesses anos de existência, as principais diretrizes dessa ONG ocorrem através de um conjunto de programas pedagógicos que envolvem cultura, arte, idiomas, cidadania através das legislações e muitas outras ferramentas de emancipação. Partimos do princípio de que toda ação que venha fortalecer uma menina negra, influenciará diretamente na construção de mulheres negras em lideranças nos seus espaços sociais.

Quem Somos

Espaço de aprendizado seguro

A ONG Bahia Street – RUAS DA BAHIA – é uma organização sem fins lucrativos que nasceu em 1996 com o propósito de fortalecer e apoiar mulheres desde a sua infância até a fase adulta através da educação e da cidadania. Temos o compromisso de promover o desenvolvimento cognitivo, intelectual, físico e emocional de meninas, mulheres negras e antirracistas. Diante da histórica feminização da pobreza em Salvador, surge a ONG Bahia Street para acolher meninas e jovens mulheres vítimas de situação de pobreza na cidade.

Nossos programas de formação estão voltados para o fortalecimento cognitivo, intelectual, físico e emocional, promoção, proteção e defesa dos direitos de meninas e mulheres, abrindo um amplo leque de conhecimentos que vêm se ampliando ao longo de décadas.

Com o intuito de quebrar o ciclo da pobreza com educação, a ONG atende um público feminino oriundo de escolas públicas de Salvador e oferece um conjunto de projetos e programas pedagógicos que despertam o interesse destas meninas e mulheres por pesquisas científicas, arte, cultura, direitos políticos e cidadania. Com frequência, participantes dos projetos e programas da ONG se destacam com protagonismo intelectual e político nas escolas e universidades onde chegam e posteriormente na vida profissional.

01.

— Nossa Missão

Promover e fortalecer a autoestima, a autonomia, a criticidade, a cidadania de mulheres negras desde a infância na luta contra o racismo, sexismo.

02.

— Nossa Visão

Visamos o bem estar físico e mental das mulheres negras, antirracistas e LGBTQIAPN+ na defesa dos Direitos Humanos, do acesso às universidades, contra todas as formas de violências e opressões, em uma sociedade onde possa ser possível diariamente se quebrar o ciclo da pobreza com educação e cidadania.

03.

— Nossos Valores

Dedicação às causas que envolvam o nosso público-alvo com ética, responsabilidade, humanidade e transparência.

Prêmios

Tendo em vista as ações em prol das meninas e mulheres negras em Salvador, a ONG Bahia Street vem sendo reconhecida e contemplada com prêmios nacionais e internacionais:

2008

O prêmio The World of Children da UNICEF – Nações Unidas – NY

2009

O prêmio Ivyinter American Foundation em Washington D.C.

2014

O prêmio Lélia Gonzalez da SEPIR – Secretaria de promoção da Igualdade Racial

2020

O Prêmio Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Secretaria de Cultura da Bahia

Equipe

Rita Cliff Conceição

Diretora e Fundadora da ONG. É antropóloga, pedagoga e fotógrafa. Ativista em defesa da mulher negra no Brasil.

Gizelda Alves

Coordenadora de Projetos da ONG. É doutora em imagens e pesquisadora antirracista.

Karin Bürkner

Pedagoga e acessora de imprensa da ONG na Europa.

Elza Agapito

Apoio em diversos setores da ONG, Encarregada de serviços gerais e logístico.

Carla Almeida

Colaboradora Voluntária, equipe de comunicação, tecnologias e captação de recursos.

Fau Coelho

Colaboradora Voluntária, equipe de comunicação e captação de recursos.

Isabel Matos

Colaboradora Voluntária, coordenadora da Equipe da Biblioteca.

Luiza Alves Hengstl

Colaboradora Voluntária, assessora de impressa da ONG na Alemanha.

Maria Alves Hengstl

Colaboradora Voluntária, assessora de impressa da ONG na Alemanha.

Doe

Ajude-nos a quebrar o ciclo da pobreza!

Contribua com qualquer valor e invista no futuro de nossa comunidade.

Rolar para cima